17/05/13

FC Porto sagrou-se pentacampeão nacional de andebol ao vencer o Benfica






FC Porto Vitalis sagrou-se esta noite pentacampeão nacional de andebol ao vencer o Benfica, em casa, por 26-23, tornando-se a equipa portuguesa com mais títulos

Jogou-se no Dragão Caixa a 9ª, e penúltima, jornada do Campeonato, os dragões precisavam de vencer por mais de 2 golos de diferença para se sagrarem já hoje Campeões, enquanto ao clube da Luz bastava vencer. As equipas partiam em igualdade pontual para este jogo.


Foi um jogo muito disputado, com várias oscilações de resultado e sempre sem nenhuma das equipas conseguir ganhar grande vantagem. Ao intervalo o Benfica vencia por 13-12, resultado que lhes dava o título.
O Porto acreditou sempre e na 2ª parte a toada manteve-se, com duas equipas fortes, mas a eficácia portista fez a diferença, chegando finalmente à vantagem de 3 golos nos últimos 2 minutos de jogo. E a vantagem ainda chegou a ser de 4, mas os encarnados foram os últimos a marcar no encontro, de qualquer maneira não impedindo a festa azul e branca.

Sete inicial FC Porto: Hugo Laurentino, Wilson Davyes, Pedro Spínola, Gilberto Duarte, Tiago Rocha, Ricardo Moreira, Elias António

Sete inicial Benfica: Vicente Álamo, Carlos Carneiro, Inácio Carmo, Davor Cutura, José Costa, David Tavares, Dario Andrade

A importância deste jogo fez-se notar pela casa cheia que o Dragão Caixa teve (bilhetes esgotaram em menos de 3 horas) e a equipa não desiludiu os adeptos presentes, com uma vitória emotiva e conquistando o 1º pentacampeonato da história do andebol do clube.

O FC Porto é a 2ª equipa na história da modalidade a conseguir conquistar o 'penta'. A outra equipa foi o Sporting, ainda na década de 60. Foi o 18º título dos Dragões, que em 82 jogos no seu pavilhão só perdeu uma vez, tendo vencido 76.

Parabéns aos Campeões!

Clique em 'Gosto' e torne-se nosso fã no facebook