04/02/13

Denuncia de resultados combinados na Champions e em campeonatos europeus






A Europol tem 380 jogos de futebol identificados como tendo existido, alegadamente, manipulação de resultados. Entre estes jogos, há partidas da Liga dos Campeões, fase de qualificação para o Mundial 2014, campeonatos turcos, alemães, e suíço, gerando receitas próximas de oito milhões de euros.

Rob Wainright, diretor do Serviço Europeu de Polícia, anunciou hoje, na Holanda, que a rede de apostas ilegais envolvia um total de "425 pessoas de 15 países, entre árbitros, jogadores e dirigentes". Os prevaricadores chegavam a apostar 16 mil euros num jogo e tiveram, no total, mais de 8 milhões de lucros. A Europol também fala em mais de 2 milhões de euros usados para aliciar os agentes envolvidos, mas o maior pagamento, a título individual, terá sido de 140 mil euros.

A BBC fala numa rede mafiosa asiática que terá coordenado este mega-processo de corrupção no futebol que se estendeu à Europa e diz que já foram detidas mais de cinquenta pessoas. «É claro para nós que esta é maior investigação de todos os tempos em relação a suspeitas de manipulação de resultados na Europa. A investigação produziu resultados importantes que, pensamos nós, terão posto a descoberto um grande problema para a integridade do futebol na Europa», referiu Rob Wainright na referida conferência de imprensa.

Este responsável não quis revelar, por exemplo, que jogos da Liga dos Campeões foram alvo de combinação de resultados mas adiantou que um jogo foi em Inglaterra nos últimos 3/4 anos e há pelo menos um jogo da fase de qualificação para o Mundial.

Para além dos campeonatos referidos em cima, a investigação estende-se a outras zonas do globo, somando cerca de 680 casos, juntando à Europa, outros casos detetados na Ásia, África e América do Sul. Nesta primeira fase de investigação, os investigadores preferem não divulgar os nomes de jogadores e clubes envolvidos.